Rotaract Club de Votuporanga realiza seu I Concurso Interno de Oratória
por Rotaract Club de Votuporanga
No dia 1º de março de 2020, em sua sede, o Rotaract Club de Votuporanga realizou o “I Concurso Interno de Oratória” (C.I.O.).
O Concurso, que visou chamar a atenção dos associados do Club sobre a importância da prática da oratória e como ela é capaz de capacitar os indivíduos e, ao mesmo tempo, prepará-los para serem líderes com domínio da “arte de falar em público”, foi projetado em Edital próprio pelo Diretor de Protocolo do Club, Gustavo Furlani.
A primeira edição do Concurso, que foi de etapa única, buscou também preparar os quatro associados participantes (como oradores) para o V Mergulho de Oratória, que ocorrerá ainda neste ano, no Distrito 4480. A iniciativa, sobretudo, se deu para estimular os companheiros de clube a perderem o medo de “falhar em público” e incentivá-los a encarar novos desafios.
Na ocasião, os associados/oradores tiveram de discursar, por um tempo de 3 (três) a 5 (cinco) minutos, para uma mesa julgadora composta por três jurados (um Rotaractiano do Distrito 4470, Lucas Moreira; um tabelião, professor universitário e escritor de livro de oratória de Votuporanga, Breno Dores; e um coach preparatório para concursos, professor universitário e advogado de Votuporanga, Rafael Iglesias), que avaliaram, respectivamente, quesitos como conteúdo, desempenho e linguagem utilizados pelos palestrantes.
O tema previsto em Edital foi: “Como nos ensinou Paul Harris, ‘O amor é maior que o ódio’. Então, como você, Rotaractiano, é capaz de se conectar às diversas realidades do mundo que o cerca, mesmo sabendo que nelas, muitas vezes, mora o ódio e, ainda assim, transformá-las, de acordo com as Avenidas de Serviço?”. Um desafio e tanto, feito para líderes, não é mesmo?
Participaram o Concurso os(as) associados(as) Arthur Cândido, Henrique Ribeiro, Louise Pirani e Melina Souza.
O vencedor, Henrique Ribeiro, foi contemplado com um livro sobre técnicas de oratória, certificado de participação e um voucher que lhe garantiu como representante do Rotaract Club de Votuporanga no V Mergulho de Oratória, que contará com um treinamento de tirar o fôlego. Todos os demais companheiros tiveram seus discursos reconhecidos, com o recebimento de certificados de participação. O corpo de jurados também foi agraciado com certificados.






